Muito além da estética, é preciso prestar atenção a outros detalhes na hora de escolher o sofá ideal. Reunimos 5 dicas para garantir o sucesso de sua compra.
Por Julyana Oliveira
A tarefa de escolher o sofá pode parecer complexa. Medidas, tecidos, funções e como encaixá-lo na decoração são algumas das dúvidas que surgem durante a compra. Listamos algumas dicas que podem ajudar. Confira e boas compras!
1. Defina o ambiente
O primeiro passo é definir se o sofá estará no living para receber os convidados ou na sala de TV. A segunda opção pede uma peça maior e mais confortável.
2. Tire as medidas
Antes de escolher o sofá é preciso medir o espaço disponível para o móvel. Normalmente, a profundidade do assento é de 60 cm. A altura varia de 45 a 50 cm – nesse quesito a altura de cada pessoa interfere no tipo de sofá mais confortável. Ah, não esqueça de medir a entrada das portas e corredores! Você não vai querer comprar um sofá que não entra em casa.
3. Diferentes usos
Tem crianças ou pets? Aposte nos sofás de capa que facilitam a limpeza: é só tirar, lavar e colocar de volta. Além disso, é possível dar cara nova ao móvel apenas trocando as cores e estampas das capas.
4. Combinação de cores
Paleta neutra é uma boa opção para quem tem dificuldade de combinar cores. Aposte no bege e cinza com tecidos como linho natural. Já para os que gostam de ousar, combine o tom do sofá ao das cortinas ou tapetes.
5. Posição ideal
Não existem regras nesse quesito, mas leva-se em conta a altura do sofá. Os móveis muito altos podem pesar o ambiente, por isso o ideal é encostá-los na parede. Para os sofás menores, a dica é posicionar um aparador em suas costas e decorá-lo com porta-retrato e objetos pequenos.