7 erros comuns na hora de decorar e como evitá-los

Dicas de decoração

Está cheio de referências para decorar a casa? Antes de colocar a mão na massa, confira alguns erros de decoração e fuja deles!

Por Julyana Oliveira

Não importa quantas horas você gasta na internet em busca de referências para a decoração da sua casa. Transformar aquele apanhado de imagens no décor perfeito não é tão simples quanto parece.

Um quadro no lugar errado, o sofá que não encaixa bem no estilo, ou um tapete recheado de móveis que trazem desconforto ao olhar são erros comuns na hora de decorar. Mas não se preocupe! É possível corrigí-los e evitar outros tantos. Confira nossas dicas.

Medidas

Comprar um móvel que seja muito pequeno ou grande demais para o seu espaço é um erro comum. O famoso “vai caber” nem sempre funciona. Para evitar, carregue sempre uma fita métrica e tenha as medidas em mãos.

medidas

Rio Decor/Loja Personalité

Iluminação

Temos a tendência de exagerar na iluminação dos espaços ou, simplesmente, escolher lâmpadas de temperaturas inadequadas para a proposta do cômodo. Uma solução fácil? Dimmers! Assim é possível controlar a indicência de luz e ainda criar diferentes cenas em um ambiente só!

Iluminaçao

Reprodução / Pinterest

Tendências

Estar atento às tendências de decoração é muito legal! Mas na hora de comprar móveis é preciso usá-las com cautela. Que tal investir em peças mais clássicas e neutras quando falamos de móveis maiores? Deixe as tendências para os objetos pequenos que são mais fáceis de trocar.

Tendência

Rio Decor / Loja Arte Sala

Combinação

Um erro comum na decoração é combinar tudo. O piso do quarto, igual ao da sala. Ou o revestimento da cozinha estendendo para a lavanderia. Não tenha medo de misturar! A brincadeira pode surgir até para delimitar os ambientes em cômodos integrados.

Combinação

Reprodução / Pinterest

Apego

Algumas peças simplesmente nunca vão embora da sua decoração? Esse é um erro comum. Muitas vezes reformamos toda a casa, introduzimos um novo estilo de decoração, e aquela peça antiga não se encaixa mais ali. Lembre-se: a disposição de deixar suas coisas antigas irem embora anda de mãos dadas com a confiança para criar um novo espaço. Desapegue!

Apego

Reprodução / Pinterest

Arte

A altura de instalação de um quadro geralmente gera dúvidas. E, muitas vezes, ele fica fora do alcance da visão. A dica para não errar é colocá-lo no nível dos olhos. Assim, é possível apreciá-lo sem esforço e não compromete a sensação de amplitude do pé-direito.

Arte

Rio Decor / Loja Personalité

Tapetes

No quesito tapetes, ter uma proporção adequada é fundamental. Para isso, considere o tamanho da sua área de estar e aposte em uma peça que não seja tão grande. Uma parte do piso pode ficar descoberta, e esse espaço em branco ajudará a ampliar o resto da sala.

Tapete

Rio Decor / Loja Delirium