fbpx

Calendário: o que fazer a cada mês para cuidar da casa o ano todo

Dicas de decoração

Estabelecer tarefas de janeiro a dezembro, mantém a casa organizada e ainda ajuda a economizar

Por Julyana Oliveira

Planejamento é a palavra-chave na hora de cuidar da casa. Para reformar, decorar ou simplesmente substituir os itens que já estão desgastados é preciso listar as necessidades encontradas, montar seu orçamento e estabelecer datas. Para ajudar no processo, confira nosso calendário da casa com dicas do que fazer a cada mês para deixar o lar tinindo em 2019. Mão na massa!

JANEIRO

Janeiro é o mês para pensar na organização geral da casa. Sem ela, fica difícil planejar todo o ano. A dica é escolher um método que agrade a família toda. Assim, você não corre o risco de começar a organizar a casa e parar no meio.

Janeiro

Reprodução/Pinterest

Já conhece a personal organizer Marie Kondo? Ela desenvolveu um método próprio chamado KonMari. Nele, você organiza um cômodo de cada vez, e ainda o divide em categorias. A vantagem é que é possível fazer um pouco a cada dia. Marie ainda indica que você só mantenha em casa, aquilo que te faz feliz. Não tenha medo de se desfazer dos itens, e lembre-se de doar o que estiver em bom estado.

Depois de escolher o que fica, organize visualmente e monte uma lista do que precisará repor.

FEVEREIRO

O mês da lavanderia! Você sabia que os tapetes e cortinas devem ser lavados anualmente? E nada de fazer isso em casa. Aposte em estabelecimentos especializados que forneçam garantias do procedimento correto. Muitos tapetes, por exemplo, devem ser lavados a seco.

fevereiro

Reprodução/Pinterest

MARÇO

Chegou a hora de colocar a mão na massa: março é o mês das reformas. A dica é planejar e pesquisar. Comece pelos problemas que mais o incomodam: por exemplo, aquele boxe que fica rangendo ou o piso que não agrada.

Na hora de buscar por materiais, considere opções ecológicas, como porcelanato que imita madeira. Nos metais e louças, alie bom design e funcionalidade.

Já para os avessos ao quebra-quebra, que tal investir em revestimentos que podem ser instalados sobre os antigos?

março

Reprodução/Pinterest

ABRIL

Dando uma folga das grandes mudanças: chegou a hora de trazer um toque verde para dentro de casa. Invista em plantas gigantes que podem ocupar o espaço daquela mesa lateral que já não agrada mais.

Para quem tem um quintal ou varanda, antes de escolher as espécies é preciso prestar atenção na incidência de luz natural no cantinho. A partir daí, busque plantas que se adaptem bem ao seu ambiente.

Para quem não tem muito espaço em casa, invista em uma horta suspensa na cozinha e tenha temperos sempre à mão. Se faltar tempo para cuidar: cactos e suculentas são uma ótima opção!

Abril

Rio Decor/Loja Elite Design

MAIO

A temperatura começa a cair, e para se preparar para receber o inverno, que tal trocar o enxoval? Abra espaço para os novos, doando os antigos que já não agradam mais. A dica é ter três opções em casa. O truque vale para cama, mesa banho. Assim, enquanto um está em uso, o outro está lavando, e o terceiro está descansando as fibras no armário.
Para complementar: invista em mantas e peseiras. Além de aquecer, ainda trazem um toque de aconchego aos ambientes. Por fim, não esqueça o aromatizador! Nada mais gostoso que uma casa cheirosinha.

JUNHO

Cansou do visual de casa? Pinte as paredes. Antes de escolher a cor, repare na iluminação natural de cada ambiente. Os mais escuros, pedem tons claros.

Quer inovar? Invista na cor do ano. De acordo com a Pantone, o Living Coral é o tom de 2019. Ou aposte em texturas, a vantagem delas é ter uma durabilidade maior.

Dica: se junho for mês de chuvas na sua região, adie essa tarefa para outro mês!

junho

Reprodução/Pinterest

JULHO

Hora das compras! Julho, assim como janeiro, é mês de liquidações nas lojas de decoração. Aproveite os preços baixos para trocar móveis e tecidos de casa. Mas atenção: leve aquela listinha com tudo o que precisa. Assim, você evita compras por impulso!

E não esqueça a fita métrica. Já imaginou comprar o sofá que tanto gostou e ele não passar na porta, ou não couber na sala?

julho

Reprodução/Pinterest

AGOSTO

Como está a iluminação dos ambientes? Geralmente, esquecemos de trocar aquele lustre antigo ou o pendente com mau funcionamento. Aposte em uma revisão geral.

Para os espaços mais utilizados, invista no dimmer. Ele permite criar diferentes cenas em um mesmo cômodo. Outra ideia é o trilho com spots, que traz um clima industrial para a casa.

agosto

Reprodução/Pinterest

SETEMBRO

Sabe aqueles objetos e móveis aguardando para serem repaginados? Chegou a hora! Nada de procrastinar mais o momento. Leve todos para o conserto.

Outra dica é treinar o olhar e visitar brechós, a casa avó, ou os famosos bazares “família vende tudo”. Quem sabe, você não encontra uma peça de design superbonita que precisa apenas de alguns retoques para integrar a decoração da casa.

setembro

Reprodução/Pinterest

OUTUBRO

Já é Natal! Passou rápido, né?! Aproveite para antecipar as compras e a decoração natalina também. Um estudo do psicanalista Steve McKeown indica que quanto mais cedo montarmos o décor de Natal, mais feliz ficamos. Não custa tentar, né?!

outubro

Reprodução/Pinterest

NOVEMBRO

Presenteie a casa! Sabe aquele item que você passou o ano inteiro namorando? Chegou a hora de abrir espaço no orçamento para ele. Pode ser uma obra de arte, uma peça de design, ou um móvel que você amou.

novembro

Reprodução/Pinterest

DEZEMBRO
Aproveite! O ano está acabando, as festas de confraternização começam. Sua casa está linda e pronta para receber os amigos e familiares. Faça uso daquela louça especial, compre uma tolha de mesa temática e abasteça o bar com os drinques favoritos da turma. Não tem espaço para uma adega? Invista em um carrinho de bar. Boas festas!

dezembro

Reprodução/Pinterest