Poucos móveis, mas essenciais. Essas são as premissas do estilo que tem ganhado cada vez mais adeptos
Por Julyana Oliveira
O minimalismo é muito mais do que um estilo de decoração, é um comportamento que tem ganhado cada vez mais adeptos. A premissa é ter apenas o essencial e evitar o desperdício e o acumulo de itens.
Na decoração, o minimalismo não significa se livrar de todos os móveis e objetos, mas apostar nos itens funcionais e duráveis, além de aproveitar os espaços livres para criar circulação em casa.
Quer apostar no estilo? Confira 5 dicas e mãos à obra!
1.Detalhes
Livre-se dos objetos expostos. Na cozinha, por exemplo, a bancada deve ficar livre de eletrodomésticos e outros itens. O décor ganha corpo com pendentes alinhados que dão personalidade ao ambiente.
Repare no tapete artesanal. Peças feitas à mão ganham destaque no estilo.
2. Frescor
Poucos móveis e boa entrada de luz natural é a combinação perfeita para garantir frescor ao décor. Na sala, que tal retirar as mesas laterais e apostar em apenas uma de centro? O tapete que não ocupa todo o ambiente também contribui para a sensação de espaço livre.
3. Multifuncional
No quarto, deixe apenas o essencial. Afinal, no ambiente de relaxamento, o acumulo de móveis e objetos pode ser um gatilho para a ansiedade. Para não deixar a decoração tão simples, invista em uma poltrona. Além de preencher o vazio sem pesar, ela ainda cria um cantinho de leitura.
4. Home office
Para o escritório, crie um espaço clean. A mesa com cavaletes mantém o vão livre embaixo. Em cima, mantenha poucos objetos e aposte em uma plantinha para trazer cor ao ambiente. A cadeira de design garante sofisticação ao espaço.
5. Objetos de decoração
Mesmo que o estilo minimalista fuja dos excessos, é preciso apostar em objetos de decoração para trazer a sua personalidade ao lar. Invista em peças com cores claras e linhas sutis. Os candelabros são uma boa opção, assim como vasos de plantas.